Envato Imagens
Pesquisa realizada em 2024 pelo DataSenado revela que principal desafio dos trabalhadores em relação à qualidade de vida é o salário, seguido pelo deslocamento e pelas condições de trabalho; Ministério da Previdência Social alerta que casos de afastamento por conta de ansiedade aumentaram em todo o país
A felicidade no ambiente corporativo tem se tornado um tema cada vez mais relevante. Fazer o que se ama; ganhar bem; sentir-se parte de um todo; e ser reconhecido são alguns dos fatores que contribuem para a tão almejada felicidade corporativa. Todavia, o conceito de satisfação no ambiente de trabalho vem assumindo uma responsabilidade mais coletiva, com grandes empresas assumindo o dever de promover o bem-estar dos colaboradores, algo que vai além da compensação financeira e dos benefícios tradicionais. Para se ter uma ideia, pesquisa da Pluxee em parceria com o The Happiness Index revelou que o brasileiro é 9% menos feliz no trabalho do que a média mundial. Além disso, levantamento da McKinsey, de setembro de 2023, apontou que 62% dos trabalhadores brasileiros não estão engajados em seu trabalho.
O fato é que o brasileiro está reordenando suas prioridades. Um estudo promovido pela Cia de Talentos revelou que, para a pergunta “O que importa na vida?”, a principal resposta foi “Qualidade de vida”. Esse resultado demonstra uma significativa mudança de mentalidade entre os trabalhadores brasileiros nos últimos anos. “Trabalho e carreira”, que ocupava o primeiro lugar no ranking de 2016, apareceu apenas em quarto lugar em 2023.
A felicidade no trabalho tem ganhado cada vez mais atenção entre especialistas em recursos humanos, psicólogos e economistas. Um estudo da Harvard Business Review mostrou que a felicidade impacta diretamente a produtividade, a eficiência e a inovação de uma empresa. O levantamento apontou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. É evidente que funcionários motivados tendem a ser mais engajados e colaborativos com suas equipes, proporcionando benefícios diretos e indiretos para as empresas, que reconhecem a satisfação como um fator determinante para o sucesso do negócio.
A adoção da felicidade como um indicador ganha cada vez mais espaço nas empresas ao redor do mundo, e seu uso tende a crescer nos próximos anos. Prova disso é a ascensão do Brasil no World Happiness Report, que subiu da 49.ª para a 44.ª posição no ranking mundial, reforçando a crença dos brasileiros de que a felicidade está diretamente conectada ao sucesso empresarial, à produtividade e à transformação do ambiente de trabalho.
Essa nova proposta de felicidade está alinhada com um ambiente de segurança emocional e psicológica e bons relacionamentos e esquemas de trabalho menos opressores. A busca por mais felicidade nas empresas é uma aposta para evitar afastamentos, reduzir o turnover e manter a produtividade e o clima organizacional. Um estudo da organização global The School of Life, em parceria com a Robert Half, aponta que 90% dos líderes e liderados acreditam que as empresas têm responsabilidade pela felicidade de seus colaboradores. Confira abaixo iniciativas das principais multinacionais brasileiras.
Senior Sistemas – Pioneira em softwares de gestão e aplicação de IA
A felicidade no trabalho é influenciada por fatores como reconhecimento e valorização do colaborador, oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira, um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, alinhamento com a cultura organizacional e propósito. A multinacional catarinense Senior Sistemas utiliza inteligência artificial para analisar dados de clima, produtividade e satisfação dos colaboradores, com ferramentas como o Diário de Humor e o Moods, uma pesquisa de clima contínua.
“A Senior é referência nacional em tecnologias para gestão de pessoas. A empresa é responsável pelo maior ecossistema one stop shop de Recursos Humanos do Brasil, com mais de 13 milhões de vidas gerenciadas. A companhia vem incorporando IA generativa ao HCM da Senior, em um sistema que cobre toda a jornada do colaborador, com uma visão 360º que promove produtividade, compliance e maior visibilidade dos processos”, explica a diretora-executiva de Pessoas e Organização, Jussara Dutra.
A IA generativa é uma das principais apostas para otimizar o RH, oferecendo uma gestão mais estratégica e liberando gestores de tarefas operacionais. Com algoritmos avançados, o HCM analisa grandes volumes de dados, como frequência, produtividade, engajamento e até o tempo de resposta em tarefas específicas, possibilitando uma gestão mais assertiva e proativa. O uso de analytics preditivo também permite que os gestores identifiquem padrões que podem indicar situações futuras. “O resultado é um ambiente de trabalho mais equilibrado e eficiente, onde decisões são tomadas com base em dados reais e em tempo real, impulsionando a transformação digital no RH”, explica.
Dentre as principais estratégias práticas adotadas pela empresa para melhorar a experiência dos colaboradores e aumentar a satisfação e o engajamento no ambiente de trabalho, destacam-se a avaliação de competências e feedback contínuo, no qual todos os colaboradores, incluindo líderes, recebem feedbacks completos ao longo de toda a jornada na Senior, tanto de seus pares quanto de seus subordinados. A empresa também promove o desenvolvimento de carreira, com investimentos constantes em programas de desenvolvimento pessoal e profissional, além da criação de PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual), que são conectados à avaliação de competências e ao alinhamento estratégico da empresa.
Outros pontos de destaque para uma cultura de trabalho saudável e mais feliz engloba a criação de programas de reconhecimento e celebração de conquistas estruturados para valorizar os colaboradores; a integração de tecnologia para acompanhamento de clima e engajamento, como o Moods e o eNPS (Employee Net Promoter Score); a promoção de um ambiente de trabalho flexível e inclusivo, com possibilidade de trabalho remoto, horários flexíveis e políticas de bem-estar que favorecem o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; e a criação de uma cultura de aprendizado contínuo, com a estruturação de uma universidade corporativa e ações de treinamento para aprimorar a aprendizagem, com cursos e workshops para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais.
“Prova disso é o reconhecimento que acabamos de celebrar pela terceira vez consecutiva ser uma das dez grandes empresas brasileiras a receber o troféu Destaque Saúde Emocional 2024. Uma honraria concedida pelo Great People Mental Health — parte do ecossistema Great People & GPTW —, que reconhece as empresas que apresentam os mais altos índices de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho no Brasil. Também fomos eleitos novamente uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, no ranking Great Place to Work (GPTW)”, finaliza Jussara.
Valmet – Ascensão dos multiplicadores da felicidade com a plataforma Viva Vida + Saúde (Feliz)
A Valmet, líder mundial no desenvolvimento, fornecimento e oferta de tecnologias de processo, automação e serviços nos setores de papel, celulose e energia, é um exemplo de empresa que adota o conceito de felicidade corporativa em suas operações, buscando constantes melhorias por meio de projetos voltados à saúde emocional, física, social e financeira de seus colaboradores. Em 2021, a empresa finlandesa anunciou na América do Sul o programa “Valmet Viva a Vida”, uma plataforma digital integrada de suporte que oferece orientação psicológica, financeira e de serviço social, de forma confidencial e gratuita, para atender às necessidades dos colaboradores e seus familiares.
Em 2023, a Valmet expandiu o programa “Viva a Vida”, que inicialmente focava em suporte psicológico, financeiro e social, incorporando o monitoramento de saúde, atividades físicas e hábitos alimentares, resultando no lançamento do Viva a Vida + Saúde. O programa de saúde, extensivo aos familiares dos colaboradores, trouxe benefícios adicionais, como a inclusão de parcerias com academias por meio de uma plataforma e acompanhamento nutricional.
A novidade é a nova fase do programa Viva a Vida + Saúde (Feliz), agora voltada diretamente para o conceito de felicidade, com a formação de grupos de multiplicadores de felicidade voluntários que irão instruir os colaboradores em temas como práticas saudáveis, trabalho social e inteligência emocional. Esses multiplicadores serão treinados por meio de programas específicos para se conectar com seus colegas de trabalho. Esse novo “braço” do programa de bem-estar, criado pelo departamento de Recursos Humanos da multinacional, visa promover boas práticas relacionadas à diversidade, ao employee value, à integração e ao equilíbrio físico e mental.
Grupo Marista - Incentivo à saúde
Entre as salas de pronto-atendimento, unidades de terapia intensiva, enfermarias e macas, estão profissionais que se dedicam dia após dia a cuidar dos outros e, ao mesmo tempo, não deixam de lado o cuidado com a própria saúde. E isso tem sido valorizado pelas próprias empresas. Os esforços diários de profissionais dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru foram incentivados por um aplicativo que funciona como um navegador móvel de benefícios de saúde e bem-estar, oferecido pelo Grupo Marista, do qual os hospitais fazem parte. O objetivo é estimular a mudança de hábitos e o cuidado com a saúde para além do ambiente de trabalho. "Vemos o aplicativo ganhando cada vez mais espaço entre os colaboradores, criando um ambiente de troca e incentivo mútuo. Ao final do dia, a plataforma mostra cada passo como uma conquista a ser celebrada", explica a especialista em saúde corporativa do Grupo Marista, Luciana Aparecida de Souza Augusto.
Segundo uma pesquisa publicada na revista European Journal of Preventive Cardiology, 3,9 mil passos por dia podem reduzir o risco de morte por qualquer problema de saúde. Além disso, uma quantidade ainda menor, de 2,3 mil, diminui a chance de falecimento em decorrência de doenças cardiovasculares. O artigo também mostra que um aumento de mil passos diários se associou à diminuição de 15% no risco de óbito por qualquer razão, enquanto um incremento de 500 passos esteve relacionado a uma queda de 7% na possibilidade de perder a vida devido a complicações cardiovasculares.
Tecnobank – Iniciativas internas e abertas ao público para promover saúde
Reconhecendo a importância da saúde mental e do bem-estar, a empresa brasileira de tecnologia, especializada no registro de contratos de financiamento de veículos e na recuperação de garantias, promove programas de apoio emocional e saúde física, incentivando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. “Recentemente, patrocinamos uma corrida de rua no Parque do Ibirapuera, que foi recebida com grande entusiasmo. Já estamos planejando novas ações para promover ainda mais a qualidade de vida. Investir no bem-estar dos colaboradores tem sido uma estratégia eficaz para reduzir o absenteísmo e o estresse, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais leve e positivo”, afirma o diretor financeiro e de Pessoas & Cultura, Jeferson Piani. A Tecnobank também realiza pesquisas e conversas informais para estimular a comunicação e fortalecer a confiança entre os colaboradores.
“Somos uma empresa em constante evolução, com processos e produtos em transformação que geram inúmeras oportunidades de desenvolvimento e aprendizado para nossos colaboradores. Sabemos que o sentimento de progresso, tanto profissional quanto pessoal, é essencial para um ambiente de trabalho realizador. Embora a construção desse caminho seja contínua e desafiadora, estamos certos de estar na direção certa. Nossas ações de endomarketing celebram datas especiais, como o Dia das Mulheres, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia das Crianças, entre outras. Mais do que presentes, valorizamos o encontro, a troca e o convívio, buscando celebrar e criar conexões. No último aniversário da empresa, tivemos o privilégio de contar com Mário Sérgio Cortella, que nos inspirou a crescer e sermos melhores a cada dia”, conclui Jeferson.
Felicidade é uma estratégia de negócios. Empresas que investem no bem-estar de seus colaboradores aumentam produtividade, retenção e desempenho, enquanto reduzem custos com recrutamento e treinamento.
0 Comentários